Hoje tem muito Kubernetes aqui, desculpa

É, acontece... Mas a gente gosta!

Fala pessoal, tudo bem? Tão prontos pelo suquinho do melhor do meu feed caótico dessa semana? Já adianto que tem muito Kubernetes no feed. Bora lá então pra não perder muito tempo. 

How to Create Async Producers with Kafka & Go Sarama - Ednsquare

Dos Big Three, GKE x EKS x AKS, qual é o melho pra mim?

Achei um artigo interessantíssimo que faz uma comparação lado a lado dos Kubernetes gerenciados dos 3 players de cloud. Eu sempre fui um grande fã de GKE, embora tenha feito aquela série piloto pro meu canal chamada “Terraformando o EKS” hehe. O único que não tive oportunidade de fazer um deep dive é o AKS,  sinceramente torço um pouco o nariz pra qualquer solução da Azure, mesmo que o mundo caia matando em cima da qualidade dos produtos como o Azure DevOps. O problema é realmente meu, não da cloud. 

Já tive a oportunidade de participar de algumas discussões de arquitetura que ambos os 3 foram levantados, e eu gostaria muito de ter encontrado esse comparativo lado a lado das funcionalidade de cada provedor e de onde você se encaixa melhor no uso dos 3. 

Da uma olhada nesse artigo fantástico escrito pelo Bharat Arimillino Medium.

Amazon EKS agora tem suporte a Security Groups a nível de Pods

Uma baita feature promissora pra plataforma. Antes o suporte de IAM Roles que já era um grande facilitador na hora de consumir recursos nativos da cloud com segurança e granularidade já era um diferencial do EKS, agora temos um outro boots que é o suporte pra security groups. O que é um recurso meio básico pra todos os recursos da AWS meio que demorou bastante pra ganhar suporte ao EKS, mas pode ser de grande ajuda pra quem precisa manter um nível maior de governança e segurança dentro da plataforma. 

Da um liga no post da AWS.

Já imaginou perder seu cluster?? Tem estratégia de Disaster Recovery pro seu cluster de Kubernetes? 

Eu sou cagão. Impetuoso mas cagão em proporções quase iguais que até se anulam as vezes hahaha. Eu gosto bastante de falar sobre alta disponibilidade e disaster recovery. Algumas horas de vôo em salas de crise criam isso em você. Estudando um pouco do assunto pro mundo do Kubernetes, esbarrei num cara bem interessante chamado Velero

É uma tool bem interessante que auxilia no backup e na migração de clusters. Fala a API do S3 e tem uma CLI bem simples de ser utilizada. Vale a pena dar um liga nesse artigo da WeCloudPro a respeito! 

https://velero.io/

Quer se preparar para entrevistas sobre Kubernetes? Chega ai

Maneiro esse post com as top 50 perguntas pra você se preparar pra entrevistas sobre Kubernetes. Funciona tanto pra quem quer firmar conceitos básicos e alinhar o discurso a respeito da ferramenta quanto pra quem realmente quer tentar cargos de especialista da plataforma. É bem bacana. Da um liga

Um Guia de boas práticas pra escrever microserviços em Go?

Achei um guideline fantástico de boas práticas de escrita de boas práticas em Golang. O guia é bem simples, mas é focado em deixar você ciente em fazer o melhor possível no arroz com feijão. Gostei bastante da dica de customização do client default do Go pra utilização de Dialers e a dica bacana de frameworks. Inclusive, meu quero Gin está por lá mais uma vez!

Da um liga nesse artigo aqui.  

Ainda falando sobre microserviços, Circuit Breaking 

Create Kafka producer with Golang and Sarama - Ednsquare

Estava procurando alguns patterns de implementação de Circuit Breakers nos meus estudos de Golang, e por acaso também cai no artigo do Rafael Jesus a respeito do tema em cima do protocolo HTTP. Acho que foi o artigo mais simples e objetivo que encontrei sobre o assunto. 

A quebra de circuito na minha opinião, junto as politicas de retry, são os patterns mais importantes num ecossistema de microserviços, onde se presume que tudo será caótico, eventualmente consistente e volátil. Da um liga no artigo que é um dos mais claros que você vai encontrar. To falando sério. Obrigado Rafael!

Dica de como performar melhor o consumo de tópicos de Kafka com Go?

Getting Started with Kafka in Golang | by Yusuf Syaifudin | Medium

Hoje essa weekly ta muito hype, puta que me pariu! Tenho brincado um pouquinho com implementações de eventos em Golang. Todo contato que tive com esse tipo de arquitetura veio das stacks de Java e Kotlin então quis dar um deep dive em uma outra abordagem, mais precisamente com o que tenho estudado no momento, Golang.

Há algumas edições eu postei a dica do kafka-go, uma alternativa pra oficial da Confluent feita pela Segmentio. Achei um tutorial muito bacana de producers e consumers e boas práticas de uso.

Pra quem quer ter uma ideia de como começar com isso, recomendo a leitura desse artigo.

Falei sobre Envoy Proxy no canal do KubeDev

Semana retrasado (malz, correria...) tive a honra de falar sobre Envoy Proxy (uma das minhas tecnologias favoritas da atualidade) no canal do grande Fabricio Veronez. Foi bem legal dar um deep dive no Envoy e desvincular ele do ecossistema do Kubernetes. Ele é um ótimo ponto de partida pra entender esse mundo enorme de Ingress, Service Mesh e etc. Foi bem agnóstico. Da uma passada lá e se incrível no canal do Fabrício, que além de ter um conteúdo fantástico, é uma grande pessoa! 

Falou galera!