Kubernetes com CRI-O, Microservices, DynamoDB, SOLID e listinhas que nois gosta

Listas, muitas listas... Vem co pai!

Fala ae pessoal, bora pra essa newsletter feita com tanto carinho & atenção? Bora então, que essa ta maneira… Essa aqui ta o suco do meu feed. Não to lendo tantas coisas mas to lendo coisas legais. Apertem os cintos, tirem as crianças da sala que o rolê de hoje é digno de filme na Temperatura Maxima na Globo (nem sei se ainda existe kkkkk).

Fiz um Hands On de Kubernetes com CRI-O

Já começando com o jabazinho de leves né papae kkkkkk.

Fiz um video no meu canal sobre um hands on usando ansible pra provisionamento de um cluster de Kubernetes utilizando o CRI-O ao invés do Docker.

Eu gosto muito do CRI-O por ser desenhado exclusivamente para Kubernetes, e futuramente (não agora), pode acabar sendo uma forte alternativa para o cri para os clusters de produção. A comunidade está bem ativa tanto no desenvolvimento do runtime quanto nas tools. Tá bem bacana.

Da uma moral pro video do pai.

Workshop de DynamoDB, do jeito que a gente gosta

Essa semana tive a oportunidade de participar de um workshop muito massa guiado pela AWS sobre o DynamoDB, e segundo eles, esse workshop é livre pra ser reproduzido por qualquer um, tudo extremamente pratico.

É bem bacana, da pra usar na sua conta pessoal pra reproduzir. Foi bem esclarecedor, principalmente na parte de secondary indexes, e já peguei uma manha muito massa chamada Key Overloading pra fazer parcing de valores diferentes dentro do mesmo campo na tabela. Recomendo demais! Segue o Link.

Princípios SOLID em Golang, com exemplos!

Não é segredo pra ninguém que eu acho o Github uma das maiores fontes de informação e estudo pra tecnologia da face da Terra. Esse cara resolveu exemplificar a execução de todos os patterns SOLID em Golang com exemplos resolvidos. Vou deixar aqui pra vocês olharem. Dêem uma estrelinha lá pro brother.

Awesome CTO, uma Awesome Lists, para… CTO's

Esse repositório no Github agrupa em forma de awesome list uma série de conteúdos técnicos, de agilidade e gestão para pessoas que tenham o objetivo de se tornar CTO's. A série de table of contents varia desde livros, contratação, desenvolvimento, conteúdos de startup, arquiteturas, tecnologias e marketing. É uma lista que tem muito material pra ser aproveitado e é bem fácil da gente contribuir pra ela ficar melhor. Vou deixar aqui pra você dar um bizu se te interessar.

AWS Lambda fez a lição de casa e agora tem suporte a imagens de containers

Finalmente copiaram algo certo, esse foi o Hello World do Cloud Run da Google e faz muito sentido o modelo FaaS ser baseado nesse formato ao invés de runtimes lockados.

Só quem já sofreu com runtimes deprecateds da AWS sabe do que eu to falando… “Liga só pro código e não se preocupe com mais nada, mas até certo ponto, a gente vai te mandar um email quando for pra vc ligar kkkkkkk”

Essa abordagem faz total sentido, facilita até o teste local das aplicações.

FROM amazon/aws-lambda-nodejs:12
COPY app.js package*.json ./
RUN npm install
CMD [ "app.lambdaHandler" ]

curl -XPOST "http://localhost:9000/2015-03-31/functions/function/invocations" -d '{}'

Muito maneiro, já planejo fazer alguns testes legais pras próximas semanas. Da um liga no announcement da Amazon.

Crossplane no GKE, pelo Carlão Bonitão

Alt Text

Há uns tempos o @carlosenog me introduziu no Crossplane. Curti muito a abordagem da ferramenta porque promete ser o real Terraform em Multicloud abstraindo todos as peculiaridades pra entregar o mesmo resultado em todos. Exemplo: Load Balancers, regras de scale sendo parametrizável da mesma fora, independente do cloud, tudo integrado ao seu cluster de Kubernetes. Ele escreveu um artigo muito massa no Dev.to que eu vou deixar aqui pra vocês darem uma moral.

TOP 10 frameworks de Golang pra criação de tools e microserviços

Eu realmente não sei se já postei isso aqui, se já, desculpa…

Ai como o pai gosta de listinha kkkkkk…

Segue em anexo uma lista maneira de 10 frameworks que podem te auxiliar na construção de tools e microserviços em Golang. Desde a documentação, processos de lint e CI, frameworks de construcão de serviços, CLI, Dependency Injection, Logging e tal. Como eu gosto de listas, e sempre posto aqui, e você ainda continua inscrito, eu acho que você gosta também. Então da um liga carai.

Bom, é isso! Até mais pessoal. Deusa Bençoe.