Altissimamente inspirado pelo Elton Minetto, decidi também trazer uma retrospectiva dos artigos mais legais que eu publiquei em 2024. Eu raramente termino um ano com uma sensação de que “poderia ter sido mais produtivo", mas esse ano em específico, essa sensação está mais longe do que nunca. E gostaria de manter assim pros proximos também hahaha.
No caso, eu sinto que 2024 não caberia mais nada. Eu sinto que aproveitei o ano em 100% de sua totalidade. E essa é uma das melhores sensações que eu pude experimentar. Escrevi muito, gravei curso, dei aulas, trabalhei em projetos que me fizeram sair do outro lado um profissional totalmente diferentes, conheci muita gente querida, me aproximei de mais gente querida ainda e principalmente, me diverti muito…
Artigos
Uma das coisas que eu mais dediquei tempo e amor, foi sem duvida o fidelissauro.dev. Escrever um livro sobre arquitetura de sistemas, system design e engenharia de forma pública foi algo que tirou meu sono de uma forma maravilhosa, coisa que não acontecia em níveis de empolgação desde meu inicio de carreira - e olha que no geral, eu me considero uma pessoa empolgada com as coisas.
Esse ano foram 12 artigos de system design. Consegui bater a média de 1 artigo por mês. Média essa respeitando qualidade, tempo do leitor e cuidado com os mínimos detalhes. Parece impossível olhando pra trás, e isso ainda da uma sensação maior ainda de orgulho. E esse orgulho fica ainda mais insano quando paro pra pensar que foram 12 (DOZE) capítulos de um livro. Insano.
Aproveitando a oportunidade do assunto, gostaria de agradecer aos revisores que também dedicaram tempo e carinho a olhar com atenção cada linha das minhas ideias malucas e sugerir, corrigir (eu escrevo igual um troglodita) e pedir pra tirar coisas que não faziam sentido (as vezes eu também penso como um troglodita).
Artigos de 2024
System Design - Microsserviços, Monolitos e Domínios
System Design - Performance, Capacidade e Escalabilidade
System Design - Protocolos e Comunicação de Rede
System Design - Padrões de Comunicação Síncronos
System Design - Mensageria, Eventos, Streaming e Arquitetura Assíncrona
System Design - CQRS (Command Query Responsability Segregation)
System Design - Sharding e Particionamento de Dados
System Design - Replicação de Dados
System Design - Testes de Carga e Estresse
Artigo de Reflexão Extra: Teoria das Janelas Quebradas e a Engenharia de Software
Adendo…
Única consideração é que estou separando um tempinho pra retirar as thumbs de IA com tematica de Van Gogh para 2024. LONGE DE MIM dizer que eu sou “dono” de algo relacionado a Van Gogh, deus me livre, nunca terei essa autoestima toda. Mas como o conceito tem se proliferado por ai, e pra eu me poupar desse sentimento, me darei por vencido e vou trocar a “identidade visual” dos textos hahahaha. Pra quem não sabe, eu escolhi esse “gere 2 robozinhos trocando cartas usando o estilo de arte de van gogh” para as thumbnails justamente porque a arte de Van Gogh é domínio público. Casou que caiu muito bem, mas TÃO KIBANDO MEU KIBE e por mais que não seja justo de nenhuma forma eu tomar posse disso, sempre fica aquele retrogosto e sorriso amarelo que eu mesmo, considero como errado. Então, vou trocar, é isso. Todo mundo sai ganhando hahaha.
LinuxTips
Em dezembro de 2023, depois de ler alguns textos duvidosos sobre filosofia thelemita (não é uma recomendação), escrevi em um pedaço de papel qual seria minha verdadeira vontade. E essa verdadeira vontade era: “dar aulas”.
Parece que manter esse objetivo em foco fez com que diversas peças complexas se encaixassem quase que naturalmente, e junto a LinuxTips conseguimos montar muito - MUITO — MUUUITO material para criar o ACA, como carinhosamente chamamos o “Arquitetura de Containers na AWS” e o “Descomplicando o ECS”, o apêndice do primeiro módulo do curso. Esse foi o meu 80/20 do ano. Com certeza a coisa que eu mais tenho dedicado carinho e esforço, montar um curso avançado pra galera mais sênior foi desafiador demais, e muito empolgante em diversos cenários.
O curso já está com a primeira turma em andamento e iniciando a segunda agora, onde pude mastigar muita coisa e criar uma “jornada do herói” maneira demais ensinando conceitos básicos e avançados de ECS, EKS, Lambda, Serverless Framework e muito conhecimento de borda pra criar plataformas que atendam diversos tipos de cenário. Eu não quero que isso termine nunca.
Então venho com um agradecimento especial pra toda a equipe da LinuxTips, Jeff, Magno, Aletheia, Julia, Camila e tantos outros membros e instrutores que me acolheram como uma criança perdida na vibe do “meu deus eu só tenho 6 anos, como vim parar aqui, me ajuda…” e me auxiliaram a fazer acontecer com todo apoio, carinho - e paciência - do mundo. Obrigado, de verdade. Que essa parceria perdure por muito tempo.
Pra quem tiver interesse nas futuras turmas do Arquitetura de Containers e no curso fechado de Descompliando o ECS, fiquem ligados no site da LinuxTips.
Planos para 2025
Sinto que 2024 apenas o inicio de algo muito grande na minha vida. Pude compartilhar coisas maravilhosas com meus amigos e familiares de coisas fantásticas atingidas esse ano. E estou com aquela sensação de frio na barriga de que é “só o começo”, sabe? Mas ano que vem estou planejando algumas coisas bem legais, pessoalmente, profissionalmente e para a comunidade. E o mais importante, nada disso sozinho. A felicidade encontrada durante a jornada, é uma conquista muito maior que o objetivo no fim do caminho.
No mais, desejo a todos boas festas, um excelente e amoroso Natal e um próspero Ano Novo com muita saúde, paz, harmonia, felicidade e amor pra vida de cada um de vocês e seus familiares.
Estamos todos juntos, valeu!
Muito bom mestre